quinta-feira, 4 de junho de 2009

NOVAS VOZES DA LITERATURA

Dos textos apresentados ao concurso literário, merecem ser reconhecidos os que aqui se divulgam de Abílio Diz. Parabéns! Ao vencedor será entregue um livro de poemas do escritor Rui Pires Cabral como incentivo à escrita.

Racionalidades

Gosto das palavras.

Gosto do sabor que deixam na boca.

Gosto da forma como se enrolam na língua.

Gosto de as ter e de as expulsar quando quero.

Gosto de falar.

Gosto de articular as ideias e o momento

em linhas rectas, de pensamentos lineares.

Gosto de pensar e de dizer

e de dizer o que pensei.

Gosto de não ter travões,

acelerar na conversa e não parar no vermelho.

Gosto do baixinho e do sussurro ao ouvido.

Gosto do tom em que tocam as cordas vocais

Gosto de dizer que sei falar

e gosto que falem de mim.

Gosto do saber,

gosto de o ter, gosto até de o dizer.

Porque se fosse ignorante, era mudo

e já ninguém me ouviria,

perdia o gosto e a vontade de saborear

as palavras que tenho na boca.

Post Scriptum
...Profeta da palavra, benze a minha língua...





Agora sei que não sei

…Descobri a riqueza da vida

na sabedoria daqueles que me ensinavam

e reparei que era menino

de ingenuidade confortável…

No entanto, julguei o mundo de olhos fechados,

não esperei pela luz da manhã…

Quis ser o primeiro a ver,

mas acabei apenas por olhar…

Quis ser rebelde e matreiro,

acabei por ser ignorante e grosseiro…

Vesti a pele de sábio e quis filosofar

Acabei por ser vaiado por quem me soube julgar…

Nem reparei que sou homem de pouco saber

e de pouco sei falar…

Julguei que não precisava de quem me ensinava

e acabei por não amar…

Post Scriptum

O silêncio é arte...

Nenhum comentário:

VISITAS