terça-feira, 4 de março de 2008

Jornal de Noticias - Espanha: Jerónimo de Sousa "desculpa"" apoio de "camarada e amigo"José Saramago a Zapatero

Lisboa, 03 Mar (Lusa) - O secretário-geral do PCP desdramatizou hoje o apoio do Nobel da Literatura, "amigo e camarada" José Saramago ao socialista José Luís Rodríguez Zapatero, líder do PSOE, nas eleições espanholas de domingo.

O apoio do Nobel da Literatura e militante comunista a Zapatero, na opinião de Jerónimo de Sousa, "tem a ver com a sua dimensão, com as suas afectividades, quer achamos compreensíveis".

O líder comunista considerou Saramago uma "figura universal", "grande intelectual", "amigo e camarada" e disse ser conhecido que "no plano internacional" José Saramago tem tido posições que "não coincidem com a orientação e o pensamento" do partido.

Jerónimo de Sousa reafirmou o apoio dos comunistas espanhóis ao Partido Comunista Espanhol (PCE), de quem disse esperar "um reforço eleitoral" para "derrotar a direita" em Espanha.

Numa entrevista à Agência Lusa a 26 de Fevereiro, Saramago, que vive há anos na ilha espanhola de Lanzarote, reconheceu não saber "se Zapatero é o melhor primeiro-ministro que se podia desejar para uma situação como esta".

"Mas não vejo outro nesta altura, capaz de enfrentar com a segurança que é esperado", disse.

NS/ASP.

Lusa/fim



fatima valadares

Nenhum comentário:

VISITAS