segunda-feira, 10 de março de 2008

José Luís Peixoto




José Luís Peixoto nasceu em 1974 em Galveias, concelho de Ponte de Sor. Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, foi professor do ensino secundário sendo colaborador regular de vários jornais e revistas.
Em 2000, publicou a ficção Morreste-me e, logo a seguir, o romance Nenhum Olhar, que fez agitar o panorama literário português acabando por ganhar o prémio José Saramago. Foram estes dois livros que, já traduzidos e publicados em quatro línguas e em negociação para várias outras, lhe garantiram o lugar que hoje ocupa como um dos jovens romancistas de maior destaque na Europa. Os seus romances estão publicados em França, Itália, Bulgária, Turquia, Finlândia, Holanda, Espanha, República Checa, Croácia, Bielo-Rússia e Brasil, estando actualmente em preparação edições no Reino Unido, Hungria e Japão.
Peixoto foi em 2008 o primeiro autor português convidado para a residência de escritores Ledig House em Nova Iorque. Também a sua terra natal (Ponte de Sor) instituiu o prémio literário «José Luís Peixoto» no intuito de promover e incentivar a criação literária e o gosto pela escrita.
O escritor recebeu recentemente prémio de poesia Daniel Faria, instituído pela Câmara Municipal de Penafiel e as Quasi Edições, pelo seu livro Gaveta de Papéis que será lançado no final de Março.


Bibliografia:
Morreste-me (2000)
Nenhum Olhar (2000)
A Criança em Ruínas (2001)
Uma Casa na Escuridão (2002)
A Casa, a Escuridão (2002)
Antídoto (2003)
Minto até dizer que minto (2006)
Cemitério de Pianos (2006)
Hoje Não (2007)
Cal (2007)
Gaveta de Papéis (2008)







Nenhum comentário:

VISITAS