segunda-feira, 21 de abril de 2008

Ensaio sobre a cegueira de José Saramago

Editora: Editorial Caminho (10ºedição)
Colecção: Campo da Letra
"A Pilar
A minha filha Violante "
"Se podes olhar vê. Se podes ver, repara."

A obra inicia "O disco amarelo iluminou-se.". E conta a história de um homem que inexplicavamente fica cego. Esta cegueira tornou-se num tipo de um vírus em que todos os indivíduos da obra são atingidos com a excepção da mulher do médico que não chega a cegar em todo o decorrer da história. As personagens da obra não têm nome, e quanto ao tempo este é indefinido pois podemos colocar esta obra num passado, num presente e num futuro. Trata-se de um romance agressivo.
A personagem que mais me marca na leitura desta obra foi claramente a mulher do médico, pois ela esteve sempre presente em todos os acontecimentos e relata alguns desses momentos. Posso dizer que não é uma obra de fácil leitura, porém Saramago conseguiu fazer que enquanto lêssemos e visualizássemos mentalmente certos episódios da obra em que leva a pensar "eu não viveria naquela situação".
Esta obra levou-me a pensar que realmente por vezes apesar de conseguirmos ver, não vemos o mundo como na realidade ele é. Ou simplesmente não queremos ver.
Tânia Carvalho

Um comentário:

João Ferreira disse...

Já tinham publicado sobre este filme que vai estrear este ano. Mas deixo aqui um link (youtube) para dar uma vista de olhos. Um filme de Fernando Meirelles baseado na obra de José Saramago, "Ensaio sobre a cegueira"


http://www.youtube.com/watch?v=oj3RRSVDQVI&feature=related

VISITAS