segunda-feira, 21 de abril de 2008

Literatura: Exposição sobre José Saramago inaugura a 23 de Abril no Palácio da Ajuda



Lisboa, 17 Abr (Lusa) - A exposição "José Saramago: a consistência dos sonhos", com centenas de documentos, fotografias, pinturas e notas pessoais do Nobel da Literatura vai ser inaugurada dia 23 de Abril, no Palácio da Ajuda, com a presença do escritor.
Organizada pela Fundação César Manrique, a exposição esteve patente em Lanzarote (Canárias), comissariada por Fernando Gómez Aguilera, e "foi possível ampliá-la com mais documentos e pinturas inspiradas na obra de José Saramago", disse hoje à Agência Lusa o director da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), Jorge Couto.
Com o Instituto Português de Museus (IMC), principal organizador, a BNP é co-organizadora da exposição também com a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB), entidades tuteladas pelo Ministério da Cultura.
Obras inéditas, manuscritos, notas pessoais, primeiras edições, traduções, fotografias, vídeos e gravações originais que estiveram na exposição de Lanzarote, onde o escritor, de 85 anos, reside com a mulher, Pilar del Rio, poderão ser vistas pelo público em Lisboa.
De acordo com Jorge Couto, com mais espaço disponível na Galeria de Pintura do Rei D. Luís I, no Palácio da Ajuda, a exposição original que esteve patente em Lanzarote foi ampliada com documentação da BNP, nomeadamente outras obras do Nobel da Literatura, como "O Ano da Morte de Ricardo Reis".
Também será acrescentada documentação da BNP relativa à correspondência de José Saramago com outros escritores, entre os quais José Rodrigues Miguéis e Adolfo Casais Monteiro.
Outro núcleo irá conter mais uma novidade em relação à exposição que esteve patente em Lanzarote e que reunirá cerca de duas dezenas de pinturas criadas por artistas plásticos portugueses e estrangeiros, inspiradas na obra do Nobel da Literatura, e que fazem parte do espólio da Fundação com o seu nome.
Jorge Couto deslocou-se em Dezembro passado a Lanzarote em representação do Ministério da Cultura para negociar com a Fundação César Manrique as condições da vinda da exposição, ali inaugurada a 23 de Novembro.
A exposição, que resultou de uma investigação de dois anos, tem uma primeira parte sobre a vida e obra de Saramago e a segunda tem três temáticas: a intervenção cívica, a atribuição do Prémio Nobel e "a música e as palavras", explicou Jorge Couto.
"José Saramago: a consistência dos sonhos" é inaugurada dia 23 de Abril pelas 18:00, com a presença do escritor, do ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, e do comissário Fernando Gómez Aguilera.
Fonte: Lusa/ JN
Posted: Joana

Nenhum comentário:

VISITAS